Sobre

Quem somos

O #MeRepresenta é uma ONG formada por coletivos de mulheres, pessoas negras e LGBT+ que buscam promover igualdade de gênero, luta antirracista e respeito à diversidade sexual e à identidade de gênero na política. Somos resultado da união entre Rede Feminista de Juristas (DeFEMde), #VoteLGBT, Blogueiras Negras e Fundação Cidadania Inteligente.

Lançamos a plataforma #MeRepresenta em 2016 para conectar eleitoras e eleitores a candidaturas que valorizam os direitos humanos. Desde então, nosso desafio é, de forma comprometida com a representatividade, diminuir a distância entre a população e a política brasileira e mostrar que os direitos da mulher, das pessoas negras e LGBTs são um valor político e eleitoral inegociável.

A nova plataforma #MeRepresenta para as eleições de 2018 foi elaborada com a participação diversas organizações da sociedade civil, com apoio da Saiba+, responsável pelo desenho da plataforma, e financiamento da Altec. Os escritórios Mattos Filho, Silveira Andrade Advogados, Tini e Guimarães Advogados e a ONG Casa 1 também apóiam a iniciativa.

Impacto

Nas eleições municipais de 2016, convidamos todas as 460 mil candidaturas a vereador e vereadora do país a responderem 14 perguntas sobre diversos temas da agenda de direitos humanos, como descriminalização e legalização do aborto, desmilitarização da polícia, adoção por famílias LGBTs, entre outros.

Em 10 dias, nossa plataforma teve 1 milhão de visualizações e mais de 150 mil pessoas a usaram para escolher seu voto. 70% era de mulheres eleitoras, em sua maioria entre 18 e 34 anos. Um sucesso, né?

Gráfico informando quem utilizou a plataforma em 2016

Foram 890 candidatas e candidatos de todos os 35 partidos participando dessa pesquisa em nossa plataforma, distribuídos em 244 cidades de 24 estados. Das 10 candidaturas mais visualizadas da plataforma, 4 eram LGBT. Além disso, 9 eram mulheres, sendo 3 delas negras e uma trans. O único homem dessa lista era gay.

Política com a nossa cara, é isso que esses dados mostram! A plataforma do #MeRepresenta serve para fazer com que a política seja mais parecida com a gente. Queremos mais mulheres, pessoas negras e LGBTs na política!

Como funciona

A plataforma do #MeRepresenta conecta eleitoras/es às candidaturas que se posicionam sobre temas relevantes para a sociedade civil, como segurança, corrupção, trabalho, saúde, educação, raça, gênero, meio ambiente e povos tradicionais, etc. Ela foi desenvolvida contendo três grandes eixos: Candidatas/os, Eleitoras/es e Voluntárias/os.

Gif animado

Candidatas/os

A partir do dia 16 de agosto, todas candidaturas autorizadas pelo TSE ao legislativo podem fazer seu cadastro na plataforma. Finalmente! É necessário apenas incluir alguns dados pessoais e conectar o perfil da plataforma com a conta pessoal do Facebook, par, garantir a identidade da/o candidata/o.

Após completar seu perfil com informações simples e uma breve bio, a candidatura deve responder se é a favor ou contra a 22 pautas, construídas em diálogo com as organizações parceiras, sobre 9 temas: Gênero, Raça, LGBT, Povos Tradicionais e Meio Ambiente, Segurança e Direitos Humanos, Corrupção, Trabalho, Saúde, Educação, Drogas e Migrantes. Ao terminar, o candidato aponta quais seriam os 3 temas prioritários do seu mandato. Os perfis e respostas poderão ser editados até dia 12 de setembro.

Eleitoras/es

A partir de 19 de setembro, as eleitoras/es começaram a usar a plataforma e indicar quais os temas mais importantes (entre os nove apresentados) para definir seu voto.

Sendo assim, a plataforma apresenta um ranking das candidaturas que priorizam essas pautas levando em consideração o comprometimento dos partidos com essas pautas. Fizemos uma avaliação da atuação de todos os partidos com representação no congresso nacional durante os últimos 4 anos. Saiba mais sobre essa metodologia aqui.

Serão priorizadas na ordem de exibição as candidaturas de mulheres, negras/os, indígenas e LGBTs - grupos que, juntos, compõem 80% da população, mas que têm pouca ou nenhuma representação na política.

Voluntárias/os

Assim como em 2016, o trabalho das/os voluntárias/os é fundamental para alcançar o máximo de candidaturas e garantir o sucesso do #MeRepresenta. Esse grupo de pessoas é responsável por entrar em contato com as candidaturas via Facebook, encontrar emails diretos e convidar para o ingresso na plataforma. Vem pra cá ó!

Ilustração de pessoas no congresso gritando #MeRepresenta